domingo, 8 de agosto de 2010

Como usar o Adobe Photoshop Album

Aprenda como organizar melhor as suas fotos através do Adobe Photoshop Album.

Quando nós tiramos várias fotos com a câmera digital, vamos armazenando as fotos em nossos PC´s em qualquer lugar. Salvamos na área de trabalho, nos Meus Documentos, e lá se vão aquelas fotos por um bom tempo, já que dificilmente lembramos o que salvamos em qual lugar.

Às vezes utilizar um software para ajudá-lo a se organizar é uma excelente idéia (já que você acaba não fazendo isso por conta própria). E é justamente aí que entram os programas destinados a criar álbuns de fotos e organizar esses arquivos para que eles não acabem se perdendo “para sempre”.

Começando a usar o programa

Quando você abrir o programa pela primeira vez em seu PC, ele fará uma pergunta para que você já importe algumas fotos. Ele dá a opção de pegar as fotos da pasta Minhas Imagens, de outros diretórios, de câmera digital e/ou celular ou do Meu Computador (utilizando uma pesquisa por fotos).

Após fazer uma rápida leitura pelas fotos, o programa oferece a possibilidade de importar marcas que estavam anexadas às fotos. São como palavras-chave que dividem as fotos em categorias mais específicas.

Obtendo as fotos

Basta clicar no botão Obter Fotos, no topo da tela, para que você importe as suas imagens para o Adobe Photoshop Album. Na primeira opção é possível obter da câmera, do celular ou de um cartão de memória. Ao escolher essa forma de importação das fotos, o programa vai detectar o dispositivo removível e basta que você escolha as fotos desejadas e a pasta de destino.

Você também pode pegar todas aquelas fotos reveladas que foram “esquecidas” e passar para o PC, utilizando para isso a opção “Obter de Scanner”. Caso você já tenha as fotos no computador e somente quer importá-las para o Adobe Photoshop Album, use a função “Obter de Arquivos e Pastas” ou “Obter da Pasta Favoritos”.

Conhecendo melhor a interface do programa 

Assim que você importar as primeiras fotos para o programa, elas já vão estar todas exibidas na tela, em formato de grade (Matriz de Fotos). Você pode navegar por elas nessa grade, e selecionar datas específicas através de uma barra na parte de cima. As funções do programa ficam bem divididas por toda a tela, através das mais diferentes funções:

1. Obter Fotos: para importar fotos no programa.

2. Corrigir: realize autocorreção na foto ou abra a janela para correção.

3. Criar: aqui você pode criar apresentações de slides diretamente no programa ou gerar um arquivo PDF para isso.

4. Imprimir.

5. Compartilhar: envie as fotos por email, para o celular ou grave um CD com todas elas.

6. Ordem: para solicitar impressão de fotos, compartilhá-las e definir locais com imagens.

7. Matriz de fotos: coloca o modo de visualização em grade.

8. Organizar: faz com que apareça um painel no lado direito da tela com abas que separam as fotos em palavras-chave, categorias ou coleções de imagens.

9. Modo de Exibição de Calendário: abre um calendário que mostra as fotos dentro dos dias que elas foram tiradas.

10. Classificar por: organize as suas fotos pela data mais recente ou mais antiga.

11. Detalhes: deixando a caixa marcada, detalhes como a data e o nome das fotos aparecerão logo embaixo delas.

12. Girar: rotacione a foto para a esquerda ou para a direita.

13. Mostrar ou Ocultar as Propriedades.

14. Apresentação de Slides em Tela Inteira.

15. Aumentar diminuir as miniaturas: arrastando a barra, as fotos aumentam ou diminuem de tamanho.

Janela de correção 

Através do botão Corrigir você pode acessar uma janela de correção para fazer pequenos ajustes em suas fotos. Essa janela é dividida basicamente em três funções: Geral (com ajuste automático de cor, de níveis, de contraste e de nitidez), Corte Demarcado (com “formas” específicas para tamanhos de papéis de impressão ou definido pelo usuário) e Remoção de Olhos Vermelhos. Depois é possível escolher a aba “Antes e Depois” para ver uma comparação.

Apresentações de Slides

Acessando o botão Criar, no topo da tela, é possível fazer uma apresentação de slides em tela cheia diretamente no programa. Você também pode criar uma apresentação em PDF. Assim, quando você acessar o arquivo gerado através do seu leitor de PDF, ele automaticamente colocará em tela cheia e você poderá assistir como uma apresentação de slides normal

E o guia encerra aqui. Agora você já pode organizar muito melhor as suas fotos através desse ótimo programa da Adobe. Até a próxima.

original por: Eduardo Karasinski